O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Silvio Bezerra Geraldo, recebeu, nesta quinta-feira (26/11/2015), técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Instituto Semeia que vieram pesquisar modos de gestão e incentivo turístico à Ilha do Mel. Os técnicos trabalham no projeto Parques do Paraná, uma iniciativa do Governo do Estado que tem por objetivo dar infraestrutura para exploração turísticas de belezas naturais do Estado, com foco na gestão dos parques naturais.
Estiveram presentes na visita técnica duas representantes do Instituto Semeia, Joice Tolentino e Ana Luíza DaRiva, o técnico do departamento de unidades de conversação do IAP, Paulo Sérgio Nogueira e o consultor Júlio Gonchorosky.
Uma das etapas práticas é melhorar a infraestrutura de acesso à Ilha, por meio da construção de um trapiche de atração e linha especial para o paraíso natural. Além disso, também há estudo para reservar uma área para estacionamento de veículos, também pensando na mobilidade turística.
“Administrativamente, a gestão da Ilha do Mel está com a Secretaria Municipal de Agricultura, por isso estamos recebendo hoje o pessoal do Estado responsável por esse estudo. Seremos parceiros em todo e qualquer projeto que venha a somar e valorizar a exploração turística, com geração de emprego e renda, da nossa Ilha do Mel”, salientou o secretário da pasta, Silvio Bezerra Geraldo.
“O prefeito Edison Kersten tem nos dado toda a orientação e liberdade para trabalhar nestes projetos que incentivem o turismo em nossa cidade e região”, concluiu.
De acordo com a representante do Instituto Semeia, Ana Luíza DaRiva, a instituição acredita em conceitos muitos vezes considerados antagônicos: explorar para conservar. Ela explica: “Nós acreditamos no turismo em unidades de conservação como fonte de geração de renda e emprego. Com renda e emprego oriundos do turismo, a população, a comunidade luta pela conservação daquilo que vem a gerar riqueza”, salienta. “Sempre digo que enquanto os parques e unidades de conservação forem defendidos por ambientalistas, estamos perdendo o jogo. Nossa ideia é que a comunidade, uma vez que perceba a riqueza oriunda da conservação, ajude a manter intacto esses parques”, salientou.
De acordo com ela, o Instituto irá realizar esse estudo dando sugestões de aprimoramento da infraestrutura para visitação à Ilha do Mel e o Estado, por sua vez, vai avaliar a forma de investimento necessária para colocar o projeto em prática.
MAIS SOBRE O PROJETO PARQUES DO PARANÁ
O Governo do Estado e o Instituto Semeia assinaram em agosto deste ano um termo de cooperação técnica para estudar e propor modelos de gestão para esses quatro parques do Estado: Ilha do Mel, Guartelá, Monge e Vila Velha.
O diagnóstico, que é um dos cinco componentes do Projeto, busca indicar potenciais áreas que possam ter serviços parcialmente concedidos para parceiros do setor privado. O objetivo é melhorar a infraestrutura e a conservação dos parques.
Os estudos que compõem o diagnóstico ainda estão em fase de elaboração.
Fonte: Prefeitura Municipal de Paranaguá.