Reuniões com secretarias municipais e a 1.ª Regional de Saúde ocorreram para confecção em conjunto de um protocolo para reabertura da Ilha do Mel. Questões como coleta de resíduos, normas de higienização, distanciamento social, a utilização de um sistema com cadastro dos visitantes e serviços, barreiras sanitárias em Paranaguá e na ilha, entre outras medidas de prevenção contra a Covid-19 foram acrescentadas.
O protocolo foi apresentado e aprovado pelo Comitê Estadual de Situações em Emergência em Saúde Pública (COE) que definiu que a Ilha do Mel será reaberta a partir de 20 de setembro após todas as medidas contidas no protocolo forem implementadas.
Já se preparando para atender a todas as normas e medidas apresentadas no protocolo de prevenção, a rede hoteleira, agências de viagens e outros serviços do ramo turístico iniciaram suas programações de pacotes para a Ilha do Mel visando o futuro e a possibilidade do retorno do turismo na localidade. O turismo gera emprego e renda para residentes na Ilha do Mel, em Paranaguá e Litoral do Paraná com serviços de alimentação, hospedagem, passeios, pesca, entre outros atrativos da ilha paradisíaca, rica em belezas naturais.
Serão abertas ao turismo Encantadas, Fortaleza e Nova Brasília. A Ponta Oeste que conta com uma comunidade nativa de pescadores, continuará fechada para visitação.
Fonte: Prefeitura Municipal de Paranaguá.