Para a felicidade daqueles que adoram as magrelas, motocicletas e carros são proibidos na Ilha do Mel, para a qual o título de “paraíso do sossego e das belas paisagens” ainda cabe muito bem. Cada vez mais presentes no dia a dia da região, as bikes são uma ótima pedida para quem quer explorar as praias quase vazias e as trilhas que ligam Encantadas e Brasília. E o melhor: contemplando a natureza e respirando ar puro e livre da poluição sonora das cidades.
Uma opção é acordar cedinho para ver o espetáculo do nascer do sol na Ilha, na Praia do Farol, um dos locais indicados pelos moradores. Com sorte é possível ver o astro-rei despontando por detrás do Farol das Conchas. Mas é preciso estar preparado para enfrentar a escuridão das trilhas, além da maré alta em alguns trechos. A dica é garantir uma lanterna e planejar o percurso antecipadamente.
As magrelas também podem encurtar o tempo de deslocamento entre as duas principais localidades da Ilha: Encantadas e Brasília, onde há a maior concentração de moradores, pousadas, bares e restaurantes. O trajeto, que a pé dura aproximadamente duas horas, cai pela metade quando feito de bike. As trilhas são bem sinalizadas e facilitam a localização. Outra vantagem é que não há necessidade de utilizar equipamentos de segurança, imprescindíveis nas ruas e ciclovias das grandes cidades. A sensação é de total liberdade.
Leia a matéria completa na GAZETA DO POVO.