O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) adquiriu uma nova embarcação para dar melhores condições de trabalho e segurança aos funcionários do órgão que atuam na Ilha do Mel. Foram investidos mais de R$ 98 na compra de uma nova lancha Triton, de 20 pés, embarcação menos poluente e com capacidade para oito pessoas.
A nova lancha irá auxiliar nas atividades desenvolvidas pelos funcionários do escritório da ilha, no litoral paranaense. “A ilha conta somente com uma lancha pequena, sem capacidade de acompanhar embarcações maiores. Agora, conseguimos alcançar barcos maiores e dar mais segurança a todos”, explica o chefe do IAP na ilha, Paulo Nogueira.
Atualmente, o IAP possui em todo Estado mais de 100 embarcações que auxiliam em ações de fiscalização e monitoramento do órgão, da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros e outras instituições. A maioria é de pequeno porte e é destinada para trabalhos em rios e água salubre.
“A lancha para a Ilha do Mel era uma das prioridades porque o IAP precisa dar melhores condições de segurança aos seus funcionários, aos ilhéus e aos turistas”, reforça o diretor administrativo e financeiro do órgão, Antenor de Matos Pinheiro.
REFORMAS – Além da aquisição de novas embarcações, o instituto também está investindo em reformas de outras lanchas já utilizadas em defesa do meio ambiente.
“São cuidados para realizar sem problemas fiscalizações da pesca predatória em mares, rios e represas. Agora, estamos reformando e revisando uma a uma”, explica o responsável pelas embarcações do IAP, Natalício Erminio Rosa.
Uma das embarcações reformadas recentemente será encaminhada para o escritório regional em Cianorte, no Noroeste do Paraná. A regional não possui nenhuma embarcação. “Nós precisamos da lancha para monitorar a pesca predatória”, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
Fonte: Agencia estadual de Noticias.
KD A LANCHA OPERANDO ENTRE AS COMUNIDADES DE BRASILIA E ENCANTADAS, NA ILHA DO MEL?
AINDA EM OPERAÇAO A ANTIGA VOADEIRA.