Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres ou Fortaleza da Barra
A Fortaleza, foi construída em  1767 por ordem do rei de Portugal, Dom José I, com o objetivo de proteger a baía, já que em Paranaguá estava um dos principais portos do Brasil na época. Os canhões apontados para a entrada do canal, cuspiram fogo em 1850, durante a batalha conhecida como “Combate Cormorant” que marcou Paranaguá. O vapor de guerra inglês aprisionou três embarcações nacionais devido ao tráfico de escravos.

Farol das Conchas
A paisagem que identifica a ilha – o Farol das Conchas, situa-se no morro das Conchas, e foi construído por ordem de D. Pedro II, cumprindo desde 1872 até nossos dias, o objetivo de orientar os navegadores que adentram a baía de  Paranaguá. Do alto do farol vislumbra-se a maravilha de toda a baía de Paranaguá. Com centenas de degraus, sua beleza contrasta com a rocha e o verde da vegetação do Morro.

Gruta das Encantadas
A Gruta das Encantadas está envolta em lendas e histórias fantásticas. É uma cavidade natural, ao nível do mar, localizada ao sul da ilha. Guarda segredos ainda envoltos em mistérios. Diz a lenda que lindas mulheres, em noite de luar, apareciam e com sua beleza e seus cantos sedutores, encantavam os visitantes que, andando distraidamente pela praia, aproximavam-se da gruta e desapareciam misteriosamente para sempre.

Capela de São Francisco
Localizada a 151 metros acima do nível do mar, no morro Nhá Pina, o pequeno oratório construído ao pé do Cruzeiro, guarda em seu interior várias imagens sendo a  maior devoção dedicada a São Francisco de Assis, o Santo protetor dos animais.

Praias
Belas praias de toda ilha são um convite a um agradável banho de mar, prática de esportes ou simples passeio. Vale a pena conhecer a Praia do Farol, Prainhas, do Miguel, do Gaspar, Brasília, Limoeiro, da Fortaleza, de Fora, do Cassual, do Belo e a Ponta Oeste.