O Farol das Conchas, em Nova Brasília, Ilha do Mel é um dos pontos turísticos mais visitados na região. A responsabilidade quanto ao funcionamento e manutenção do Farol das Conchas é da Marinha do Brasil e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca realiza serviços de capinação e roçada periodicamente em seu entorno. O acesso ao local é feito por meio de trilhas.
Na manhã desta segunda-feira, 26/03/2018, o prefeito Marcelo Roque se reuniu com a Capitania dos Portos do Paraná para tratar da atual situação do Farol das Conchas. “O objetivo da reunião foi firmar uma parceria com a Capitania dos Portos para reforma e acesso do Farol para que com isso, possamos melhorar o aspecto e também atrair o turista”, informa o prefeito.
“O Farol das Conchas é um símbolo da Ilha do Mel e de Paranaguá e está há algum tempo sem manutenção. Essa é uma preocupação da Capitania e da Prefeitura de Paranaguá”, afirma Marcelo Roque.
Nova reunião ocorrerá em breve para continuar a conversação sobre a melhoria no local. “Neste encontro abrimos uma tratativa de fazer um convênio, um plano de trabalho para que a manutenção possa ser feita. Nos próximos dias teremos nova reunião com a parte técnica do Município e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Estamos bem perto de termos o Farol das Conchas renovado atraindo ainda mais visitantes a Ilha do Mel”, ressalta o prefeito. O secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva também participou da reunião.
“O Farol é de responsabilidade da Marinha, mas o aspecto do entorno cabe ao Município, por isso, firmaremos essa parceria para que esse espaço seja revitalizado”, explica Marcelo Roque.
Construído em 1872, por ordem de Dom Pedro II, para orientar os navegadores da Baía de Paranaguá, o Farol está localizado no Morro das Conchas.
Jornalista: Flávia Adans
Prefeitura de Paranaguá